quarta-feira, 1 de junho de 2011

Histórico do Grupo

HISTÓRICO DESCRITIVO

PROMISSOR INÍCIO

Durante o segundo semestre do ano de 1998, o então Engenheiro Civil Antônio Silveira De Vito exerceu o cargo de Diretor de Projetos e Conservação das Instalações do Sanatório Espírita de Uberaba, sito na Rua José Clemente Pereira, 250 (bairro Estados Unidos), em nossa cidade de Uberaba - MG, tendo também atuado, anteriormente, como Responsável Técnico pela reforma do prédio do Centro Espírita Uberabense, sito na Rua Barão de Ituberaba, 449, no mesmo bairro, sob a presidência do Dr. Antônio Edison de Moura Ferreira. Participava ele, ativamente, como médium curador e logopsicófano (psicógrafo e psicófono), nas noites de quinta-feira, junto ao mesmo titular e mesmo centro, em Reuniões de Desobsessão e Desenvolvimento Mediúnico, igualmente integradas por Daniel Alves Franchi, Lucila Sousa, Iolanda Fernandes de Freitas e outras pessoas devotadas e estudiosas da Doutrina Consoladora.

O esclarecido e devotado adepto do benemérito Espiritismo pretendeu, todavia, decididamente apoiado por aqueles confrades e confreiras, dinamizar com maior amplitude as atividades de Atendimento Espiritual da própria Instituição a tantas pessoas necessitadas que ali procuravam a solução de seus problemas psíquicos, pessoais. Manifestavam, então, padecimentos gerados por perturbação psíquica, conflitos íntimos, desajustes de relacionamento, certos incômodos de saúde física e mental em apoio apenas espiritual a tratamentos médicos, bem como outras carências relacionadas com aflições e anseios por harmonia íntima e comportamental, além de orientação doutrinária para a vida.

SURGE O GRUPO ESPÍRITA

Em fins de fevereiro de 1999, manifestados e aprovados pelo irmão Presidente o louvável propósito e o respectivo plano de trabalho, Antônio Silveira De Vito, acompanhado de dedicados cooperadores, escolheu o dia 2 de março de 1999, seguinte, para a Reunião de Criação e Instalação do posteriormente denominado Grupo Espírita de Atendimento Fraterno “Maria Modesto”, de constituição e funcionamento independentes e autônomos. Com a presença de alguns pacientes previamente avisados, participaram as seguintes pessoas: Antônio Silveira De Vito (apresentação e direção), Fausto De Vito (explanação doutrinária específica), Paulo César Franco, Tula De Vito Franco, Ivone Silveira De Vito, Daniel Alves Franchi, Lucila Sousa e Iolanda Fernandes de Freitas (todas estas como médiuns curadores).

Realizar-se-iam, como se realizaram, as atividades nas noites de terça-feira, nas dependências do Centro (salão de público e câmara de passes), em seguida à já existente Reunião de Estudos Evangélico-Doutrinários mantida por Seila Gomes Ferreira e Marcos Montes, mediante a necessária redução de tempo, a permitir início adequado.

MUDANÇA DE PLANO

Porém, tanto na prazenteira e proveitosa noite inaugural quanto na seguinte, de 9, verificada a inevitável incompatibilidade de horário de ambos os trabalhos, o referido irmão instituidor passou a entender-se com o Presidente, Dr. Antônio Edison de Moura Ferreira, e o Diretor Administrativo do Sanatório, Prof. Márcio Roberto Arduini, no sentido de transferir-se o Grupo de Atendimento para as adequadas instalações da Comunidade Terapêutica “Maria Modesto”, situada nas dependências da própria Casa de Saúde Mental, na esquina da Rua José Clemente Pereira com Rua Marquês do Paraná, onde, efetivamente, prossegue atuando, desde então, 16 de março, às terças-feiras, a partir das 19:30 horas.

AMPLIAÇÃO DO SERVIÇO CRISTÃO

Assim, diante de sempre considerável número de pacientes instalados no salão, acomodados os dirigentes e explanadores evangélico-doutrinários em função educativa e consoladora, inclusive com a distribuição de mensagens espíritas avulsas, junto à mesa de trabalhos, as pessoas, cumpridos os preceitos de ordem de chegada e critérios de organização, são introduzidas em ambas as câmaras de passes (uma preparatória e uma efetiva), onde, nesta, dirigentes e médiuns curadores ministram atividades diversas visando ao conhecimento dos casos por parte delas, ao aconselhamento fraterno, normalmente, sob a desvelada assistência de respeitáveis Benfeitores Espirituais, à aplicação de passes magnético-espirituais de dispersão de fluidos seguida de energização, assim como magnetização de água potável, pura, e sua ingestão local pelos pacientes em higiênicas xícaras descartáveis de uso individual. Por sua vez, em sala anexa, o irmão Daniel Alves Franchi, credenciado mediante Curso de Homeopatia e Fitoterapia, ministra, gratuitamente, a pacientes interessados a indicação e o fornecimento de respectivos específicos.

O PESSOAL FUNDAMENTAL

Os confrades e confreiras iniciantes em permanentes atividades junto ao Grupo Espírita de Atendimento Fraterno “Maria Modesto” foi, desde 2 de março de 1999, constituído das seguintes pessoas: Setor de Psicoterapia – Antônio Silveira De Vito (Diretor até ao ano de 2007, quando se transferiu para Brasília - DF), Paulo César Franco (sucedendo como Diretor), Tula De Vito Franco, Ivone Silveira De Vito (até ao ano de 2007, por encargos domésticos), Daniel Alves Franchi, Rosália Maria Tomaz de Aquino e Fátima Aparecida Ribeiro. Presentes, ainda em 2011, continua-se tendo a valiosa cooperação efetiva destas três, além de outras excelentes pessoas. Setor de Coordenação e Explanação Evangélico-Doutrinária – Tula De Vito Franco (Coordenadora) e Cristiano Ribeiro de Paiva, Anteriormente, atuaram Fausto De Vito, Lucila Sousa, Iolanda Fernandes de Freitas, Patrícia Tomaz de Aquino, Alguimar Morotti Escobar e, a convite, João Cuin, Adroaldo Moreira da Silva, Norma Jorge Moreira, Antônio Corrêa de Paiva e Dra. Sandra Azevedo Pinheiro, bem como, em caráter eventual, Paulo César Franco.

CURSO DE MÉDIUNS

Considerando, mui acertadamente, a indispensável providência de estabelecer-se a formação e participação prática de psicófanos em geral nos trabalhos do Grupo Espírita de Atendimento Fraterno e mesmo com vistas a favorecer outras instituições similares, o irmão Antônio estabeleceu, por volta de 2003, o Curso de Médiuns. Este importantíssimo Setor funciona, com apreciável freqüência de pessoal fielmente empenhado em estudar e praticar a Doutrina Espírita em suas indispensáveis atividades mediúnicas, objetivando tanto a desobsessão espirítica quanto a própria educação espiritual dos irmãos e irmãs, dentre os cooperadores e os aprendizes.

Considere-se fundamental, indispensável mesmo, o cumprimento da missão confiada pelo Espírito da Verdade: “Espíritas, amai-vos e instruí-vos!”, (”O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo 6, item 5), pois Jesus Cristo não depende dos egoístas, isto é, dos que não amam o próximo, para serem dignos do seu amor, nem dos negligentes, isto é, dos que não estudam seus ensinos, que edificam para a Vida Eterna.

Inicialmente, desempenhadas pelo próprio Fundador, a Direção e o Ensino específicos fundamentais, efetivados no abençoado recinto fraterno, estão, desde a ausência daquele dinâmico irmão em 2007, confiados à esclarecida e competente do casal Prof. Paulo César Franco e Tula De Vito Franco. É, pois, confortador saber que as tardes domingueiras de Uberaba Espírita, são sempre, a partir das 15 horas, abençoadas oportunidades de incomparáveis tarefas cristãs de enriquecimento intelectual, sob as luzes da Doutrina, e de elevação moral, sob as bênçãos do Evangelho, a serviço humilde e abnegado do Excelso Mestre e Senhor.

Dentre considerável número de frequentadores, comparecem regularmente no aconchegante salão, seja na qualidade de praticantes, seja de neófitos, as seguintes pessoas: Cristiano Ribeiro de Paiva, Lucas Vinícius Tomaz de Aquino, Francislene Glória de Freitas Reis, Fátima Aparecida Ribeiro, Rosália Maria Tomaz de Aquino, os médiuns de comunicação Cláudia Kolblinger White, Marcelo Henriques Reis, Maria das Graças De Vito Paixão, Ana Cristina Souza Calmon e Aparecida Ribeiro de Souza, assim como, na condição de estudiosos e cooperadores Juliana Aparecida Resende, Maria Aparecida dos Reis Souza , Kellen Cristina Lima Ananias Maciel, Jacqueline Roméria Teodoro, Neide Maria Fernandes Sousa, Valmir Antunes Maciel, dentre outros empenhados em bem servir a Divina Causa do Cristo.

ESTUDO SISTEMATIZADO DE DOUTRINA ESPÍRITA

Em exata e providencial compreensão levada a efeito por Antônio Silveira De Vito, tendo a indispensável participação do talentoso e devotado jovem espírita Cristiano Ribeiro de Paiva, como Diretor, a benemérita Instituição é enriquecida e revestida de fundamental importância para a Causa Cristã com a regular efetivação d o ESDE – Estudo Sistematizado de Doutrina Espírita. Às reuniões, aliás, comparecem e delas participam, interessada e animadamente, rapazes e moças, são realizadas, desde vários anos, no mesmo recinto, abrangendo o período das 16:30 às 17:30 horas. Sem dúvida, uma das melhores realizações em nome e graça da maravilhosa Doutrina que esclarece e consola!

OS BENFEITORES ESPIRITUAIS

As atividades práticas do Grupo Espírita de Atendimento Fraterno recebem sempre, por espontânea escolha do irmão Fundador e simpática aceitação pela Equipe, o eficiente e amorável respaldo de Espíritos Luminares, os quais, em todas as eventualidades a justificarem-se, manifestam sua amorosa e providencial assistência e orientação aos dirigentes, inclusive aos médiuns e pacientes.

Nomeadamente, são: D. Maria Modesto Cravo (a venerável Mentora do Grupo), Prof. Eurípedes Barsanulfo, Dr. Adolfo Bezerra de Meneses, Dr. Inácio Ferreira, Dr. Henrique von Krüger Schröder, Dr. Odilon Fernandes, Antusa Ferreira Martins, Adelino de Carvalho e Joaquim Cassiano da Silva.

Uberaba - MG, 10 de maio de 2011.

Fausto De Vito

Nenhum comentário:

Postar um comentário